106. Investimentos na vida

Ao longo dos anos em que apliquei os meus conhecimentos da área de gestão e finanças, sempre recebi dos meus amigos alguns pedidos e esclarecimentos acerca da área de investimentos e activos financeiros. Enquanto jogava andebol tive a oportunidade de tirar uma pós-graduação em Finanças e Controlo Empresarial no ISCTE-IUL, na altura ainda CEMAF – Centro de Investigação em Mercados e Activos Financeiros.

Corria o ano de 2003 e já alguns amigos do Andebol me perguntavam quais os investimentos que deveriam fazer, para aplicar parte das suas poupanças.

Nesses anos não conseguia referir-lhes facilmente um tipo de investimento financeiro, concreto e quanto mais estudava mais me especializava em análise de Risco. Nesta altura também não conseguia publicar opiniões sobre estes temas, dado o grau de complexidade que a matéria envolve.

Hoje, apesar da minha incapacidade em responder directamente e em tempo real à pergunta: qual investimento financeiro mais ajustado a cada caso, mantenho a necessidade de comparar uma quantidade de informação técnica e fundamental elevada para construir uma opinião fundamentada.

Por este motivos a minha resposta rápida se mantém: O melhor investimento financeiro das nossas vidas é em saúde e educação:

  • Dentro da saúde estão, entre outros:
    • a família
    • o Desporto
    • os cuidados primários de saúde, etc…
  • Dentro da educação estão, entre outros:
    • Confiança e segurança individuais
    • Educação técnica e comportamental – Skills individuais
    • Respeito pelos professores, treinadores, equipas, etc, etc…

Não tive hipótese logística de realizar o teste do primeiro nível do CFA institute, exame anual e global (realiza-se por país em universidades específicas), porque joguei com a Seleção de Andebol na República Checa, jogo importante que qualificou Portugal para um Mundial de Andebol. Ainda tentei fazer o exame na Republica Checa mas o jogo de Portugal coincidia com o horário do exame.

Não foi tudo mau nesta história uma vez que estava preparado para o exame, guardei os compêndios e sabia a matéria (por um lado). Por outro lado e nos anos seguintes fiquei a perceber que este particular investimento em educação tão especializada na área de investimentos só traz retorno aos profissionais que apostem em carreiras internacionais nas grandes marcas da banca de investimento e alguns caso nas áreas de private banking, private equity, wealth management, etc, etc…

Os anos passam, a tecnologia evolui, a ciência, as pessoas e as empresas geram conhecimento de forma exponencial, inovam e criam oportunidades. Contudo estas oportunidades só poderão ser aproveitadas por pessoas que entendam o conceito de “Performance Humana”.

A minha resposta, desta vez pública, mantém-se na essencia a mesma, apesar de uma grande evolução: A introdução da importância crescente da qualidade das pessoas com quem trabalhamos e em quem confiamos, que podem sustentar a decisão em qualquer investimento financeiro ou não financeiro, em produto mais estruturado ou derivado.

Sem as pessoas certas nas equipas certas, as oportunidades passarão ao lado, ou serão agarradas por quem está preparado, à espera delas e com meios económico sociais adequados. Mais grave é que sem equipas profisisonais, o risco de correr mal cresce vertiginosamente.

Cuidado com as applicações de trading.

Deixo aqui vos irá deixar claro que quando utilizam uma app podem não conseguir executar ordens … esta história: A RobinWood desabilitou o botão de Venda da GameStop… Tentando controlar o “Short Squeeze” promovido por um fórum online, utilizadores que sabiam que a totalidade do mercado do investimento nesta empresa estava a apostar na queda da acção. A maioria destes investimentos em produto derivado (contratos de futuros que cobram os contratos a preços substancialmente inferiores ao valor que seria pago se o investidor pagasse por 1 só acção – ver glossário CMVM).

Quando o grupo de utilizadores massivo WallStreetBets percebeu isto mesmo, começou a comprar e a especular massivamente sobre o preço (cotação) do activo subjacente a esses contratos de futuros: a acção da GameStop que já estava quase a valer zero, dada a pressão curta que a mairia das casas de investimento impunha no mercado. Este grupo de utilizadores conseguia assim deixar todas as casas de investimento mundiais em pânico, uma vez que o contrato fixa o preço de exercío da compra a um preço mais baixo àquele que está a cotação naquela data específica.

A cotação da acção no dia do vencimento do contrato foi muito superior ao valor expresso nos contratos e calculados automaticamente na data anterior. Neste caso, nenhum investidor/Fundo/Casa de Investimentos detentores de posições nestes contratos, executou a compra das acções, fazendo o preço crescer exponencialmente com a ajuda da manipulação Social dos líderes Reddit.

Alguns deles foram a tribunal e o mais inteligente (= a educação) de todos conseguiu esclarecer o Juíz que todos os vídeos que gravou foram na linha de outros videos de outras informações públicas acerca de empresas cotadas, e que sempre estiveram de acordo com as regras do trading internacional e do Compliance da SEC – Securities and Exchange Comission.

A Especulação no mercado financeiro é muito difícil de aferir. George Soros foi o maior especulador mundial dos mercados financeiros internacionais e hoje está ligado à educação financeira e às ONG’s… (=educação).

Forte abraço,

Ricardo

Published by Ricardo A.

Business Performance and Sports Analytics

Discover more from Human Gene @ricardoandorinho 2024

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading