99. Como se produz o dinheiro?

Quando estudei gestão no ISCTE, gravei bem na memória as lições de economia que explicavam muito do que neste documentário tão bem se relata.

Vale bem a pena que estiverem à procura de entender:

  • Como se produzem moedas e notas (ficam com a noção do que pode ser a moeda digital)?
  • Como funciona a Inflação?
  • Como funciona um empréstimo bancário?
  • Como funciona o sistema interbancário (não é dinheiro comercial)?

Se queremos ajudar as nossas famílias e a nossa independência financeira, temos de perceber como funciona o sistema monetário e a descentralização deste sistema que torna impossível alterar o funcionamento das transações financeiras.

A natureza da construção do PIB português mostra o perigo de continuarmos a promover serviços do sector terciário (não produtivo e ligado às transações) em detrimento da indústria ou do sector primário.

Fonte: Verónica Almeida - https://prezi.com/p/od1kcyrdzpht/pib-por-setores-de-atividaderegioes/

No documentário é mencionado Portugal e España como países com uma independência financeira melhor do que a maioria dos países do mundo, independência essa possível através das importantes relações internacionais criadas pelos descobrimentos, da quantidade de activos importados do império e da divisão do mundo em 2, que permitiu aos países controlar uma série de transações internacionais e rotas comerciais desde a sua criação.

Apesar da melhor consciência financeira de Portugal e Espanha há uns séculos atrás, a dependência de Portugal da Europa é maior do que sempre e o alerta tem a ver com a capacidade de tomar boas decisões que ajudem os portugueses a conhecer os recursos nacionais que promovem e sustentam a vida das famílias. E esta informação não faz parte dos objectivos dos media e do governo português.

Bons filmes!

Forte abraço,

Ricardo

Publicado por Ricardo A.

Business Performance and Sports Analytics

%d bloggers like this: