86. As equipas do Kiko Costa

Escrevi e escrevo muito pouco sobre andebol… Talvez por causa da subjectividade, da paixão ou por me ser difícil muitas vezes expressar o que sinto…

Lembro-me de uns textos em jornais e opiniões públicas que manifestei, mas muito pouco.

O andebol está naquilo que de melhor e mais profissional o ser humano é capaz de fazer. Melhorar continuamente através do treino e da competição. Sempre foi assim e não se altera com o consumir do tempo que vai passado.

Existem Atletas, Treinadores, Dirigentes, Familiares e Amigos que nos influenciam a vida de forma directa ou consentida, mas também indirecta, mais ao nível do subconsciente e a quem muitas vezes não chegamos por falta de oportunidade, de à vontade, de vergonha ou simplesmente de não haver contexto para o fazer.

Por esta razão também deixo aqui este texto, apesar da amizade de há anos com a sua família.

O Francisco Costa está a motivar uma série de novos Atletas de Andebol a treinarem mais para que possam ser melhores. Não gosto também de falar de individualidades num desporto colectivo com as características do Andebol, em que sozinho, ninguém joga, nem ninguém se consegue evidenciar do ponto de vista individual.

É para mim um prazer imenso ver as equipas em que o Kiko tem a oportunidade de jogar, de influenciar o grupo, quer pela sua individualidade e carácter, mas também pela maturidade e pelo saber fazer, de forma técnica e táctica. A agressividade do Andebol e a forma como continua incessantemente a atacar a baliza adversária demonstram um nível de senioridade muito avançado para a idade. O Kiko é irmão do Martim, que são filhos da Candida Mota e do Ricardo Costa.

As performance do Kiko levaram um dos Sponsors da Sportrack, a Fan Apps, a criar o primeiro NFT que eu tenha conhecimento na esfera do Andebol e do Desporto português. Os criadores do projecto de NFT (ver use case na EHF) do Kiko garantem à Sportrack a maioria dos royalties gerados a partir desse mercado, o que valida que a tecnologia permite hoje protegermos os activos mais importantes das nossas vidas: as pessoas. Existem já projectos a utilizarem NFT’s com uma base de solidariedade e honestidade intelectual. Deste lado vamos continuar a trabalhar para extender esta possibilidade da todos os Atletas registados em Sportrack.io

Estamos na Sportrack.io a trabalhar na causa desportiva e no apoio às carreiras desportivas de forma estruturada, no sistema de notificações interno, na gateway de conversão de Euros em Créditos Sportrack e nas “wallets” de cada um dos Atletas registados.

Forte abraço,

Publicado por Ricardo A.

Business Performance and Sports Analytics

%d bloggers like this: